Publicado em: segunda-feira, 24/12/2012

Boas Festas – Conheça as tradições natalinas para o dia

Boas FestasBoas Festas! É o desejo do mais conhecido site de buscas do mundo, o Google, que está em espírito de Natal e decidou comemorar a data com os usuários. As festividades natalinas vêm sendo ilustradas na página principal da companhia desde quando lançou “Let It Snow”, que era uma funcionalidade que fazia nevar na tela do PC assim que a frase fosse escrita e pesquisada. Dessa maneira criou-se uma tradição de comemorar as datas mais importantes para a humanidade e os Doodles do Google já viram tradição na empresa, tanto que existe uma equipe de profissionais extremamente capacitados que trabalham o ano inteiro unicamente desenvolvendo mudanças no logotipo da página para dar ênfase á celebridades e data importantes. No ano de 2011 para 2012 o doodle de boas festas tinha vários objetos diferentes que acendiam ao serem clicados. Estes objetos estavam ligados ao Natal, como velas, sinos, árvore de natal, etc. Assim que o usuário clicava em qualquer um deles uma nota musical diferente era soada e no final uma versão bem animada da conhecida Jingle Bells era tocada para que sua pesquisa ficasse ainda mais animada. Dessa maneira os doodles do Google fazem sucesso internacional e seus efeitos normalmente são bem aceitos pelos usuários. Certa vez, para comemorar a data de aniversário de um guitarrista famoso os criadores da companhia desenvolveram uma guitarra que quando tocada pelo browser fazia efeitos sonoros como se uma guitarra verdadeira fosse tocada pelos usuários. Como o sucesso foi tão grande a gigante resolveu criar outra página apenas com o jogo, que encantou os adeptos do site de buscas. O doodle de hoje entrou no ar às 12h e provavelmente vai ficar no ar até às 12h de hoje.

Doodles de Boas Festas

Os doodles são basicamente a mudança da imagem do logotipo do mais famoso site de buscas do mundo, o Google, e que são de maneira normal utilizado para que consigam mostrar e celebrar para seus usuários as diferentes datas festivas e feriados, além de aniversários e também de grandes fatos e acontecimentos que aconteceram na história nacional e também na história mundial. Recentemente podemos ver que mais que a companhia já desenvolveu mais de mil criações de doodles ilustrativos que ilustraram algumas das datas mais significativas para toda a humanidade. Aniversários nacionais, como de Luiz Gonzaga. No referido doodle o instrumento musical de Gonzaguinha, popularmente conhecido como gaita, Acordeom, teria sido utilizado para que incluísse o nome “google” no seu comprimento.

Dessa maneira devemos ressaltar o grau de importância do doodle para a empresa e também para os internautas, já que conseguiu utilizar a substituição de sua logo para que pudesse prestar um tipo diferenciado para homenagear grandes cientistas, além de artistas e os políticos mundiais, dessa maneira a criação de doodles que vão celebrar as datas mais relevantes para o âmbito nacional e para o internacional. Muitas de todas essas criações já conseguiram extrapolar a ideia inicial de que foram criadas para que pudessem homenagear e também acabaram sendo transformados em logos interativos. Um exemplo claro é a logo que teria sido criada para que desse ênfase para os 30 anos da criação e também do maior sucesso do jogo Pac Man, que se tornou interativo em que o usuário teve a opção de jogar o game na página de buscas. Dessa maneira, outro doodle que também obteve sucesso foi o da criação de uma guitarra que era interativa e que foi criada com o intuito de comemorar o aniversário de 96 anos do famoso guitarrista Les Paul, isto ocorreu no mês de junho de 2012. Como teve grande sucesso e repercussão, a guitarra que era de maneira interativa, conseguiu convencer a companhia a dividir uma página que era permanente para que os internautas pudesse tocar o instrumento musical virtual.