Publicado em: quinta-feira, 30/07/2009

BMW anuncia sua saída da Fórmula 1 no fim de 2009

Apesar dos rumores de crise, a equipe BMW – Sauber deixou todos surpresos com o anúncio que fez nesta quarta-feira (29), por meio de comunicado e entrevista coletiva realizada na sede da empresa em Munique, na Alemanha.

A equipe não fará mais parte da Fórmula 1 no ano que vem e nem será mais fornecedora de motores para as corridas. A decisão foi tomada na terça-feira (28) numa reunião entre os diretores. Apesar de abandonar a F1, a diretoria deixou claro em seu anúncio que a participação da montadora em outros esportes continuará.

A responsável pela saída da montadora do campeonato é a crise na indústria e também os maus resultados que a equipe vinha obtendo. Na Fórmula 1 desde 2005, quando a BMW comprou a equipe suíça Sauber, a montadora vinha buscando bons resultados nos campeonatos, mas não conseguiu levar nenhum título mundial. E, neste ano, levou somente oito pontos em dez corridas.

As escuderias da F1 terão que assinar em breve um acordo comercial que obrigará a permanência das equipes até 2012. Três novas equipes devem ingressar na temporada do ano que vem e outras estão aguardando a oportunidade.