Publicado em: segunda-feira, 11/07/2011

BM&F Bovespa dará isenção de taxa de custódia para pequeno investidor

A Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) irá anunciar em agosto a nova política se tarifas. A assessoria de imprensa confirmou em nota a isenção da taxa de custódia como uma das medidas que serão adotadas pela Bolsa com o objetibo de atrair novos investidos.

O presidente da Bolsa, Edemir Ponto, ainda não confirmou quais serão os critérios de valores investidos que irão caracterizar o investidor como “pequena”, mas isso deve ser estipulado até o próximo mês. A BM&FBovespa também deve unificar o cadastro de investidores nas corretores. Assim, aqueles que j;a possuir cadastro em uma das corretoras não precisaria abrir um novo se desejar investir por meio de uma instituição diferentes.

A Bolsa vem adotando novas medidas como parte de um plano de estratégias que buscam a expansão do número de investidores pessoa física. Segundo os dados da Bovespa, estão cadastrados pouco mais de 600 mil investidores. O objetivo atingir o total de 5 milhões até o final de 2014.

Nos últimos meses, a quantidade de investidores de varejos está diminuindo. No primeiro semestre, a Bovespa registrou a quadra de 1,25% no número de investidores, de 610.915 para 603.179. O presidente da Bolsa indica que a diminuição é o reflexo do cenário atual, cujo juros altos privilegiam os investidores em renda fixa. “Essa saída de investidores não nos preocupa. Em tempos bicudos, é natural que os investidores pessoas físicas também façam realocações de seus investimentos, principalmente diante do aumento da taxa de juros”, afirmou durante um evento realizado na BM&FBovespa.