Publicado em: terça-feira, 04/06/2013

Blogueira vira símbolo de juventude turca

Blogueira vira símbolo de juventude turcaA blogueira de moda turca Gökçe Algan, de 26 anos recebeu o título de ser “a cara da juventude manifestante turca”, após um texto que passou a ser copiado e compartilhado em todas as redes sociais que o país usa. O rosto da blogueira está combinando a maquiagem feminina com marcas de agressão que ganhou em confronto com a polícia em um manifesto.

Gökçe Algan é internacionalista graduada na universidade Galatasaray, a mesma escola que estudaram os alunos do time de futebol do país. Ela trabalhou para a Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos em um quartel-general da organização. Depois foi a Paris, na França fazer seu mestrado, quando terminou esta trajetória ela resolveu retornar a Turquia, mais precisamente para Istambul, dois anos atrás e trabalhar com moda.

Ela acabou se transformando na blogueira em moda mais acessada em todo o país, mesmo atuando em frente tão diferente Algan não deixou suas práticas políticas por atuar com moda. Ela afirma que estava contente de ter voltado a seu país, sua cidade de origem, mas que nos últimos dias que realmente ela caiu em si que estava na Turquia. Quando participou de um conflito direto, frente a frente a um veículo blindado da polícia turca. Algan estava na companhia das amigas passeando em um dos bairros de maior riqueza da cidade, chamado Harbiye. De repente os policiais fecharam o acesso em duas ruas do bairro.

Ela explica que os policiais sabiam que as jovens estavam indo protestar em um parque próximo ao bairro, o parque Taksim. Elas caminhavam com um grupo de mais ou menos 50 pessoas, eles levavam limas para usar nos olhos caso fossem atingidos por gás lacrimogêneo. A rua em que andavam encheu-se de fumaça.

Quando Algan saiu da nuvem e enxergar, recebeu um forte jato de água e ouvia os policiais chamar as moças de putas.