quarta-feira, abril 24, 2024
HomeMundoBlogueira vira símbolo de juventude turca

Blogueira vira símbolo de juventude turca

Blogueira vira símbolo de juventude turcaA blogueira de moda turca Gökçe Algan, de 26 anos recebeu o título de ser “a cara da juventude manifestante turca”, após um texto que passou a ser copiado e compartilhado em todas as redes sociais que o país usa. O rosto da blogueira está combinando a maquiagem feminina com marcas de agressão que ganhou em confronto com a polícia em um manifesto.

Gökçe Algan é internacionalista graduada na universidade Galatasaray, a mesma escola que estudaram os alunos do time de futebol do país. Ela trabalhou para a Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos em um quartel-general da organização. Depois foi a Paris, na França fazer seu mestrado, quando terminou esta trajetória ela resolveu retornar a Turquia, mais precisamente para Istambul, dois anos atrás e trabalhar com moda.

Ela acabou se transformando na blogueira em moda mais acessada em todo o país, mesmo atuando em frente tão diferente Algan não deixou suas práticas políticas por atuar com moda. Ela afirma que estava contente de ter voltado a seu país, sua cidade de origem, mas que nos últimos dias que realmente ela caiu em si que estava na Turquia. Quando participou de um conflito direto, frente a frente a um veículo blindado da polícia turca. Algan estava na companhia das amigas passeando em um dos bairros de maior riqueza da cidade, chamado Harbiye. De repente os policiais fecharam o acesso em duas ruas do bairro.

Ela explica que os policiais sabiam que as jovens estavam indo protestar em um parque próximo ao bairro, o parque Taksim. Elas caminhavam com um grupo de mais ou menos 50 pessoas, eles levavam limas para usar nos olhos caso fossem atingidos por gás lacrimogêneo. A rua em que andavam encheu-se de fumaça.

Quando Algan saiu da nuvem e enxergar, recebeu um forte jato de água e ouvia os policiais chamar as moças de putas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias