Publicado em: sábado, 23/06/2012

Blogueira escocesa arrecada 320 mil reais para crianças africanas

A blogueira escocesa, Martha Payne, de 9 anos, famosa por postar suas refeições da escola em um blog, conseguiu, nesta sexta-feira (22), arrecadar mais de 100 mil libras com doações para a Mary’s Meals (Refeições da Mary). O valor é de aproximadamente 156 mil dólares, ou 320 mil reais. A instituição, que foi desenvolvida na Escócia, instala projetos de cunho alimentício nas comunidades em que as crianças não podem frequentar a escola devido a pobreza.
O dinheiro arrecadado por Martha Payne foi doado por 6.600 pessoas, sendo que a última delas doou as 3.000 libras que estavam faltando para que o valor fosse fechado. O pai da blogueira, Dave Payne, afirmou que quando a filha recebeu a notícia deu “pulos de alegria”. Martha conseguiu ultrapassar em mais de 1.400% a meta de doações, sendo que parte do dinheiro irá construir uma cozinha para as crianças africanas.

Colaboradores para o blog

Martha Payne foi impedida por sua escola de fotografar os lanches para postar em seu site, o Never Seconds. A blogueira, agora, busca colabores em todas as partes do mundo, até mesmo no Brasil, para ajudarem no site nos meses de julho e agosto, quando ela estará de férias. Diariamente, Martha tira fotos da merenda escolar, coloca em seu blog e faz seus comentários sobre o prato, inclusive dando notas. Ela até coloca quantas garfadas são necessárias para comer tudo que está no prato.

A primeira publicação da blogueira foi feita no dia 30 de abril e, no mês seguinte, o site já possuía 24 mil visitas. O contador do blog totalizava na última sexta-feira mais de 6,5 milhões de visitas. Com tanto sucesso, Martha conseguiu o apoio de famosos chefes, como Jamie Olivier. Os pais não permitem que Martha dê entrevistas ou pose para fotografias da imprensa.