sexta-feira, abril 26, 2024
HomeMundoBill Gates financia “privada” ecológica

Bill Gates financia “privada” ecológica

Bill Gates financia “privada” ecológicaBuscando encontrar uma solução para os problemas sanitários ao redor do mundo, Bill Gates, que é o fundador da Microsoft, decidiu investir em uma área diferente e lançou um concurso entre oito universidades internacionais com o objetivo de que elas criassem modelos novos de vasos sanitários baratos, mas que fossem ao mesmo tempo sustentáveis.

O projeto que venceu foi criado por uma equipe de Caltech ( Instituto de Tecnologia da Califórnia), e deve estra pronto para ser utilizado pelos consumidores do material em fevereiro de 2015. O responsável pelo projeto, o professor de engenharia Michael Hoffmantn, declarou que a privada é “autossuficiente” e é movida a energia solar. A equipe foi composta por sete pesquisadores, todos contendo o título de PhDs, e montaram o projeto dentro de uma cúpula do terraço de um dos laboratórios da faculdade. A equipe criou três protótipos diferentes : um mictório, uma fossa e uma privada comum. Os vasos foram instalados em um degrau mais alto, já que um tanque abaixo produz reações químicas que oxidam os dejetos.

A energia solar, que é utilizada no projeto, se faz necessária para uma reação que transforma fezes em fertilizantes e também em gás hidrogênio. O gás segue alimentando baterias que podem ter várias finalidades, inclusive consegue dar energia extra ao vaso sanitário no período da noite e também em dias nublados. Os vasos operam da seguinte maneira: a água passa por um sistema que recicla internamente e é inteiramente reaproveitada. Além de ser utilizada no vaso, a água serve também para outras utilidades, como irrigação por exemplo.

Michael ressalta que o projeto sempre foi pensado para implementação em países mais pobres, onde o saneamento básico é precário, já que o material independe da infraestrutura urbana, como sistema subterrâneos de recolhimento de esgoto e rede elétrica. Ele ainda firmou que este projeto será incorporado ás teses de PhD dos alunos que contribuíram para o desenvolvimento da “privada do futuro”.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias