Publicado em: segunda-feira, 20/08/2012

Bienal do livro fecha com recorde de públicos

Bienal do livro fecha com recorde de públicosChegou ao fim, ontem (19), ás 22 horas, a 22° Bienal do Livro de São Paulo. Segundo informações divulgadas pela organização do evento, o público foi de 750 mil pessoas, sendo o maior recorde de visitantes entre todas as edições. A feira aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi e durou 11 dias.

A produtora responsável pelo evento, Reed Exhibitions Alcântara e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), declararam estarem satisfeitos com o resultado final das exposições. No último sábado, 123 mil pessoas tiveram a oportunidade de cruzar o pavilhão de ponta a ponta, o que levava cerca de 40 minutos. O público teve que lidar com diversos apagões que tinha de três a dez minutos de duração, e ocorriam em intervalos de menos de duas horas.

Durante a última semana o editor João Scortecci, que também é ex-diretor da CBL, encaminhou carta aos mais de 400 expositores dizendo que “a Bienal como ela é está morrendo”. Ele reclamou sobre o preço do estacionamento, que custava R$ 30 e do ingresso, que custou R$12. Além disse, ele criticou o desrespeito ao regulamento , já que um baterista tocava e no outro estande havia contação de histórias para crianças. João sugeriu que fosse pensado em outro formato para o evento e que fosse mais ou menos igual a Virada Cultural, ou seja, que tome as ruas da cidade. Ele afirmou que assim que a edição desse ano fosse encerrada, ele iniciaria uma comissão para que o tema fosse discutido.

Os números das vendas das editoras só serão divulgados após um balanço que será realizado esta semana. Segundo informações de bastidores, o número das vendas começou fraco, mas foi aumentando assim que a feira chegava ao fim. Um exemplo disso é a editora Melhoramentos, que conseguiu um acréscimo de 5% nas vendas em comparação ao não de 2010.

No final da última edição, a estrutura do Anhembi chegou a colapsar devido ao alto volume de público. Foi cogitado então, que a feira acontecesse em outro local, e que melhoras são necessárias, assim como a implementação de ar-condicionado.

A data e o local do próximo evento já foram divulgadas, e vão ocorrer no Anhembi entre 27 de agosto e 7 de setembro de 2014.