Publicado em: quinta-feira, 12/04/2012

Bibliotecas de Oxford e do Vaticano disponibilização acervo na internet

Uma biblioteca da Universidade de Oxford, em parceria com a Biblioteca Apostólica do Vaticano (BAV), fará um projeto para digitalizar parte do acerto das coleções. Aproximadamente 1,5 milhão de páginas serão oferecidas de graça pela internet para pesquisadores e também para o público em geral. A Biblioteca Bodleian, de Oxford, afirmou, em um comunicado, que os documentos são disponibilizados por quatro anos.

Estes documentos serão das áreas: manuscritos e documentos antigos em hebraico, manuscritos gregos e livros impressos no século 15. O comunicado da biblioteca afirmou que foram escolhidas essas áreas pela importância acadêmica que possuem, sendo que isto irá beneficiar muitos universitários.

Material

Aproximadamente dois terços dos documentos que serão disponibilizados para uso na internet serão da Biblioteca do Vaticano. Os demais documentos serão oferecidos pela Biblioteca de Bodleian. De acordo com os organizadores, ambas as bibliotecas estão entre mais importantes e maiores de todo o mundo. O cardeal Rafelle Farina afirma que a biblioteca da Santa Fé possui documentos de até seis séculos atrás.

O projeto para disponibilizar os documentos na internet será financiado pela fundação educacional Polonsky, com aproximadamente R$ 6 milhões. A fundação afirma que digitalizar estes documentos é “um passo significativo para compartilhar a riqueza de recursos em uma escala global”.