Publicado em: terça-feira, 14/01/2014

Beyoncé fala sobre igualdade de gêneros em artigo

Beyoncé fala sobre igualdade de gêneros em artigoA cantora pop internacional Beyoncé decidiu expressar o que pensa sobre a igualdade entre homens e mulheres em um artigo escrito ao “The Shriver Report”. Beyoncé falou bastante sobre a luta que as mulheres ainda persistem para conseguirem seus direitos. A cantora diz que é preciso parar de acreditar que já existe igualdade de gêneros porque ainda é um mito.

O “The Shriver Report” é uma organização não governamental norteamericana que luta pelos direitos das mulheres. Beyoncé decidiu falar sobre assunto após a instituição ter contabilizado que 42 milhões de mulheres que vivem nos Estados Unidos se encontram na pobreza ou miséria, que é uma condição ainda inferior.

No texto escrito pela famosa cantora, ela diz que as mulheres continuam ganhando salários menores do que os homens. Aquelas que exercem a mesma função do que seus colegas do gênero masculino recebem 77% do valor pago a eles. As mulheres ocupam metade do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Beyoncé deixa claro que quer que as pessoas tomem consciência dessa situação.

De acordo com a cantora, só será possível reverter esse quadro quando tanto homens quanto mulheres aceitarem que ainda existe diferença de gêneros. Não é só porque a mulher está no mercado de trabalho e ocupa mais espaço na sociedade atualmente do que nos anos passados, que se deve parar por aí. Beyoncé diz que não é só as mulheres que precisam lutar por seus direitos. Mas os homens também podem contribuir para que a sociedade seja justa a todos.

No artigo, Beyoncé diz que os homens precisa exigir melhores condições de vida para suas filhas, esposas e mães. Dessa forma, será possível que as pessoas consigam receber salários compatíveis com suas função e não com seu gênero. A cantora finaliza o texto dizendo que a igualdade só será feita quando todos ganharem dinheiro de forma igual e com o merecido respeito.

Para quem acha que Beyoncé é só um símbolo da música pop, ela tem mais a dizer. A cantora afirma que todos precisam lutar por isso. Para ela, as pessoas precisam receber 100% das oportunidades. Além dela, Eva Longoria também escreveu sobre o assunto dizendo sobre programas sociais que encorajam as mulheres latinas a buscarem educação.