sábado, abril 27, 2024
HomeBrasilBelo Monte poderá ter obra atrasada por problemas no Ibama

Belo Monte poderá ter obra atrasada por problemas no Ibama

Belo Monte poderá ter obra atrasada por problemas no IbamaA ameaça a Belo Monte não está nas mãos de sindicatos ou índios agora, a bola da vez é atrasar a construção da hidrelétrica mais controversa, Belo Monte, que está sendo feita no rio Xingu, que é formação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O risco desta paralisação foi citada em um documento que foi publicado através da agencia federal, semana passada, de uma maneira bem silenciosa e em uma das fases cruciais desta obra que começou a cerca de três anos. A ameaça foi encontrada em uma análise do terceiro relatório da companhia em acompanhamento do dever do Plano Básico Ambiental (PBA), onde há a exigência de 23 amplitudes ambientais e sociais.

De acordo com este documento do Ibama, na obra, sete destas exigências não estão em condicionante. Uma delas é a obra em saneamento, redes de agua e esgoto, equipamentos para atender em educação e saúde e também o cadastramento que deve ser feito da população local que deverá ser reassentada depois, em Altamira, cidade do Pará e região.

O parecer realizado por sete dos analistas do Ibama descreve como o resultado em análise dos relatórios como claro que existem um descompasso entre a construção da usina hidrelétrica (UHE) Belo Monte e implantação de medidas compensatórias.

Ainda acrescenta que este descompasso pode refletir em um atraso para a emissão de uma licença para a realização da operação de obras do empreendimento e assim do enchimento de seus reservatórios. Assim, o documento descreve que a UHE Belo Monte até agora tem a permissão do Ibama para instalação, condição para iniciar a obra.

A empresa alegou em nota que desde o recebimento deste relatório diversas ações foram executadas no intuito de estabelecer os intuitos exigidos pelo órgão. A informação divulgada foi que a Norte Energia atua para ter os projetos executados no cronograma preestabelecido.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias