Publicado em: quarta-feira, 02/07/2014

Bélgica 2 x 1 Estados Unidos – Belgas superam defesa norte-americana e avançam na Copa do Mundo 2014

Bélgica 2 x 1 Estados Unidos - Belgas superam defesa norte-americana e avançam na Copa do Mundo 2014Após esbarrar no goleiro Howard no tempo normal, a Seleção da Bélgica teve paciência e venceu os Estados Unidos por 2 a 1 na prorrogação na última terça-feira (1º de julho), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2014, e se classificou para as quartas de final da competição. Já os norte-americanos se despediram desta edição do Mundial.

O primeiro tempo não teve grandes oportunidades de gol, mas a Seleção Belga foi mais para o ataque. Logo no primeiro minuto de partida, De Bruyne passou para Origi, que abriu espaço e bateu, o goleiro Howard defendeu com as pernas. Aos 22 minutos, Vertonghen desarmou no meio e abriu na esquerda para De Bruyne, que abriu espaço e mandou pra fora. Três minutos depois, Hazard deu passe de primeira para Vertonghen, que bateu cruzado, Beasley afastou o perigo. Aos 33, Dempsey ajeitou para o chute de Jones, mas a bola foi pra fora.

No final do primeiro tempo, Origi passou para De Bruyne, que bateu de fora da área, Howard fez a defesa.

Com mais posse de bola, a Seleção Belga tomou mais iniciativa na etapa complementar. Logo aos dois minutos, De Bruyne cruzou do lado direito, Mertens cabeceou e Howard fez grande defesa. Quatro minutos depois, Fellaini arriscou de longe e a bola foi por cima do gol. Aos 11 minutos, Alderweireld cruzou do lado direito, Origi cabeceou e a bola bateu no travessão. No minuto seguinte, Vertonghen recebeu de De Bruyne e bateu, Howard fez ótima defesa. Na sequência, Alderweireld cruzou, Vertonghen pegou de primeira e mandou pra fora, com perigo.

Aos 14 minutos, Origi recebeu de Hazard, fez jogada individual pela esquerda e cruzou, Mertens tocou de letra e a bola saiu pela linha de fundo. Quatro minutos depois, Vertonghen bateu de fora da área e Howard defendeu. Aos 23, De Bruyne passou para Witsel, que bateu de longe, a bola foi pra fora. Três minutos mais tarde, Mirallas fez grande jogada individual, a bola sobrou para Origi, que bateu, Howard defendeu com as pernas. Em outra grande jogada de Origi, Mirallas bateu e Howard tirou com as pernas.

Já no final do tempo normal, aos 34 minutos, Mirallas fez grande jogada pela direita e cruzou na área, Fellaini não dominou, a bola sobrou para Hazard, que bateu cruzado, Howard espalmou. Três minutos depois, Hazard passou para Origi, que girou e bateu, Howard espalmou. Aos 42 minutos, De Bruyne passou para Hazard, que bateu na rede pelo lado de fora. Dois minutos mais tarde, De Bruyne cruzou rasteiro, Kompany desviou e Howard fez outra grande defesa. Aos 47, Jones desviou e Wondolowski mandou pra fora.

A Seleção Belga começou melhor a prorrogação e partiu para cima dos adversários. Logo aos dois minutos, Lukaku ganhou jogada na ponta direita, invadiu a área e cruzou, De Bruyne girou e bateu cruzado, Bélgica 1 a 0. Quatro minutos depois, De Bruyne passou para Lukaku, que bateu no canto, Howard espalmou. Aos 13 minutos, Mirallas recebeu de Hazard e bateu cruzado, Howard fez grande defesa. No minuto seguinte, De Bruyne passou para Lukaku, que tocou na saída de Howard, Bélgica 2 a 0.

Howard segue fechando o gol e Courtois faz grande defesa no final do jogo

Para incendiar o jogo, os norte-americanos começaram bem o segundo tempo da prorrogação. Logo no primeiro minuto, Bradley levantou na área e Green bateu de primeira para diminuir, 2 a 1. Quatro minutos depois, Lukaku dividiu com os marcadores e bateu, Howard fez grande defesa. Aos oito minutos, após jogada ensaiada, Dempsey ficou com a sobra, mas o goleiro Courtois abafou o chute.

Pelas quartas de final da Copa do Mundo 2014, a Bélgica volta a jogar contra a Argentina neste sábado (5), às 13 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.