Publicado em: terça-feira, 20/03/2012

Beijo gay interrompe discurso de Rick Santorum

O pré-candidato do Partido Republicano, Rick Santorum, foi surpreendido em um de seus discursos por ato ativista contra suas declarações. Ele discursava na Christian Liberty Academy (Academia de Liberdade Cristã), em Arlington Heights, no estado de Illinois, no final de semana. Em apenas 15 minutos de sua fala, que estava sendo feita em um comício para mais de duas mil pessoas, Rick Santorum e todos os presentes tiveram sua atenção chamada para um casal na plateia.

Em meio a gritos do público, Eram Timothy Tross e Ben Clifford começaram a se beijar, protagonizando uma cena homossexual duramente criticada pelo pré-candidato republicano. Os dois rapazes foram retirados do local pelos seguranças. Não é novidade para nenhum eleitor norte-americano que Rick Santorum é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e isso o pré-candidato já deixou muito claro em diversos de seus discursos conservadores.

Ato organizado pela internet

O beijo gay foi um ato organizado pelo ativista dos direitos LGBT, Matt Muchowski. Ele criou uma página na rede social Facebook com o nome “Alunos da Carmel Catholic contra Rick Santorum”. O pré-candidato é ex-aluno da instituição, e Muchowski afirma que é preciso tentar combater o “ódio anti-gay” de Santorum para que todos os alunos tomem isso como um exemplo.

Tross e Clifford, os jovens que protagonizaram a cena durante o comício, não quiseram fazer nenhuma declaração sobre o beijo. Tross afirma que o que está em questão não é a sua sexualidade. O jovem diz que a mensagem que o grupo quis passar através do ato é a de o que o pré-candidato está declarando sobre a sexualidade das demais pessoas.