Publicado em: terça-feira, 25/10/2011

Bebê de 15 dias é encontrada viva em escombros de terremoto na Turquia

Uma bebê de 15 dias foi resgatada dos escombros do terremoto que aconteceu na Turquia no último domingo (23) quase 48 horas depois do desabamento dos edifícios. As equipes de resgate encontraram Azra Karaduman nos destroços de um prédio de apartamentos e ela foi encontrada bem de saúde. A bebê estava sem roupas, mas foi enrolada em um cobertor e entregue a um paramédico logo em seguida. A televisão local mostrou pessoas aplaudindo enquanto ela era resgatada.

A família de Azra ainda não foi encontrada, mas agora as autoridades acreditam que eles estejam nos mesmos escombros onde a bebê foi encontrada. Na mesma cidade também foi resgatada uma mulher grávida e seus dois filhos, Derya Coskin, a filha Elif e o filho Ozer, depois de 36 horas que o terremoto já havia acontecido. Ercis é uma das regiões mais afetadas pelo terremoto, onde se acredita que cerca de 80 construções ruíram.

Desde as primeiras informações a respeito do número de mortos e feridos pelo terremoto, a Administração de Desastres e Situações de Emergência do Governo turco subiu os dados para 366 vítimas fatais e o de feridos em hospitais é de 1.301. Ainda assim, o prefeito de Van, Bekir Kaya, outra cidade prejudicada, declarou que “cada ministério, cada organização fornece os próprios dados. Ainda não há um número claro sobre os mortos e infelizmente segue aumentando”.

A Turquia foi devastada pelo terremoto que aconteceu no domingo de magnitude 7,2, mas que foi sentido como um tremor de magnitude 8 ou 9.