terça-feira, abril 23, 2024
HomeEconomiaBC diz que sistema bancário está pronto para enfrentar risco econômico e...

BC diz que sistema bancário está pronto para enfrentar risco econômico e financeiro

O relatório de Estabilidade Financeira do banco Central foi divulgado nesta terça-feira (20) e indica que os bancos do pais já estão prontos e com recursos financeiros suficientes para combater os possíveis riscos da economia mundial.

O relatório aponta que o “índice de Basileia” responsável por analisar o capital que os campos possuem retidos em relação as quantias emprestadas, está consideravelmente acima da exigência mínima” que é de 11%. Isso representa que quando banco empresta R$ 100 é necessário manter pelo menos R$ 11 em caixa. O índice foi maior em junho, quando o sistema pedia que fossem guardados 16,9%.

“Os resultados dos testes de estresse, em todos os cenários analisados, inclusive naqueles de extrema deterioração da situação macroeconômica, indicam que o capital regulamentar do sistema bancário permaneceria acima do requerimento estabelecido pelo Banco Central”, explica o relatório.

Segundo o documentos, com os riscos de exposição maiores também foi observado o crescimentos dos níveis, de capital de base, influenciados das incorporações dos últimos lucros registrados nos meses anteriores.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias