Publicado em: quinta-feira, 20/02/2014

Bayern vence fora e se aproxima de vaga na Champions

Bayern vence fora e se aproxima de vaga na ChampionsNa tarde desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o Bayern de Munique foi à Inglaterra para disputar com o Arsenal uma vaga nas quartas de final da Champions League. Em partida marcada por pênaltis desperdiçados, os alemães venceram por 2 a 0, com gols no segundo tempo, e levaram uma ótima vantagem para casa. Agora o Bayern, atual campeão do torneio, pode perder por até um gol, jogando como mandante.

Primeiro tempo

A partida começou muito movimentada no Emirates Stadium, exigindo boas defesas de Szczesny e Neuer. Com sete minutos de jogo, Özil recebeu um lançamento em posição irregular. O árbitro deixou o lance seguir e, na sequência, Özil foi derrubado por Boateng na área. A cobrança de pênalti de Özil foi mal executada, no centro do gol. Neuer, que já tinha caído para a esquerda, conseguiu esticar seu braço direito e espalmar a bola.

Apesar do pênalti desperdiçado, o Arsenal seguia muito bem na partida. Por isso, Neuer teve de mostrar diversas vezes porque é considerado um dos melhores goleiros do planeta. Aos poucos, o Bayern foi dominando a posse de bola, mas não conseguia encontrar espaços ofensivos.

Aos 37 minutos, Robben recebeu um belíssimo passo de Kroos e tirou o goleiro Szczesny da jogada. Quando faltava apenas empurrar para as redes, o alemão foi derrubado pelo goleiro. Além da marcação de pênalti, Szczesny recebeu o cartão vermelho.

Na cobrança, Alaba mandou para o lado direito. O goleiro reserva Fabianski pulou para a esquerda, mas a bola acertou caprichosamente a trave, indo para fora em seguida.

Segundo tempo

Jogar contra o Bayern de Munique já é um grande desafio com equipes completas. Com um jogador a menos, o Arsenal teve poucas condições de segurar a equipe alemã. Aos nove minutos da etapa final, após uma longa troca de passes, Lahm rolou para Kroos, que mandou no ângulo de Fabianski, abrindo finalmente o placar.

A torcida seguia dando seu apoio aos Gunners, mas era o Bayern de Munique quem mandava na partida. Com uma envolvente troca de passes, a equipe alemã teve muito mais posse de bola. Por ter jogado a segunda etapa inteira com um a menos, o Arsenal não via o resultado como algo tão desfavorável. Mas, já na reta final, aos 43 minutos, Müller recebeu um belo passe de Lahm e, de cabeça, ampliou a vantagem. Kroos ainda teve tempo de acertar outra bola na trave.

Próxima partida

Com a vitória convincente no Emirates Stadium, o Bayern pode até perder em casa para o Arsenal, por um gol de diferença, que conquistará a vaga para a fase seguinte. A segunda partida entre as duas equipes acontecerá no dia 11 de março, em Munique, na Allianz Arena.

Com a vitória do Bayern de Munique sobre o Arsenal, a primeira rodada da fase eliminatória da Champions League teve uma estatística curiosa: nas quatro partidas realizadas, somente os visitantes venceram. Além do Bayern, também triunfaram fora de casa Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain e Barcelona.