Publicado em: quarta-feira, 26/03/2014

Bayern pode ser campeão já nesta terça

Bayern pode ser campeão já nesta terçaEm junho de 2013, Pep Guardiola assumiu o Bayern de Munique com a dificílima missão de repetir sua vitoriosa passagem pelo Barcelona. Menos de um ano após sua chegada, o técnico espanhol tem mostrado porque é considerado um dos maiores do mundo na atualidade: Guardiola não apenas igualou seu aproveitamento no Barcelona, mas superou-o; os números de Pep no Bayern de Munique também são melhores do que os de Jupp Heynckes, técnico que levou o Bayern à conquista da Champions League e se aposentou em seguida.

Nesta terça-feira, 25 de março, Guardiola terá a chance de levantar mais um troféu: o da Bundesliga, o disputado Campeonato Alemão. Para isso, será preciso apenas vencer o Hertha Berlim, fora de casa. O título é apenas uma questão de tempo, mas os bávaros querem resolver logo a situação para se dedicar exclusivamente à Champions League. Hoje, no Alemão, o Bayern está com 74 pontos, nada menos do que 23 pontos à frente do Borussia Dortmund, segundo colocado.

Aproveitamento

Os números de Guardiola no Bayern de Munique impressionam: em 2013, sob o comando de Jupp Heynckes, a equipe conquistou o título alemão na 28ª rodada, quando contava com um aproveitamento de 88,9% dos pontos disputados.

Agora, com Guardiola no comando, o Bayern pode se sagrar campeão na 27ª rodada, de um total de 34. A equipe tem, na Bundesliga de 2014, um aproveitamento de 94,9%, com 24 vitórias e dois empates. O Bayern ainda está invicto na competição.

Outras competições

Se levarmos em conta todas as outras competições disputadas pelo Bayern, Guardiola ainda mantém uma média fenomenal: após 42 partidas no comando do clube, Pep conquistou 36 vitórias e quatro empates, sendo derrotado apenas duas vezes. Ou seja, um aproveitamento de 88,9%.

No período em que esteve no comando do Barcelona, Guardiola teve um aproveitamento de 78,8%, com 179 vitórias, 47 empates e 21 derrotas. Na temporada de 2013, quando conquistou o Campeonato Espanhol com 15 pontos de vantagem sobre o Real Madrid, Guardiola levou o Barça à conquista de 100 pontos na competição. Se o Bayern mantiver o mesmo ritmo após a conquista matemática do título alemão, poderá se aproximar desta marca, mesmo com o Campeonato Alemão tendo quatro rodadas a menos do que o Espanhol.

Recordes possíveis

O Campeonato Alemão de 2014 pode trazer diversos recordes para o Bayern de Munique. A equipe nunca foi campeã invicta do torneio: em 1987 e 2013, esteve muito próxima disso, com apenas uma derrota em cada competição.

Em questão de pontos, o recorde é de 91 conquistados, de 102 possíveis. Isso aconteceu em 2013 e, para que o recorde seja quebrado, basta que o Bayern vença seis das últimas oito partidas que disputará na competição.

Desde que chegou ao Bayern, Pep já conquistou a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes. Agora, além do Campeonato Alemão, o técnico também está na disputa pelo título da Champions League (onde enfrenta o Manchester United nas quartas de final) e da Copa da Alemanha.