Publicado em: quarta-feira, 26/03/2014

Bayern é campeão com sete rodadas de antecedência

Bayern é campeão com sete rodadas de antecedênciaO Campeonato Alemão está longe de terminar, mas o título já tem dono. O Bayern de Munique precisava de apenas uma vitória fora de casa contra o Hertha Berlim para se consagrar campeão matematicamente. E, com apenas 14 minutos de jogo, Kroos e Götze já haviam balançado as redes, deixando os bávaros com uma mão na taça. Ramos ainda diminuiu para os donos da casa, de pênalti, mas Ribéry fechou o placar. No mesmo horário, Borussia Dortmund e Schalke empataram sem gols. Ou seja, o Bayern sequer precisava da vitória para conquistar o título, devido ao tropeço dos adversários diretos na briga.

Este foi o terceiro título conquistado por Pep Guardiola desde que ele assumiu o clube, há menos de um ano. Antes, o Bayern já havia conquistado o Mundial de Clubes e a Supercopa da Europa. De tudo que disputou, Pep só não conquistou a Supercopa da Alemanha, sendo derrotado pelo Borussia Dortmund, principal rival na Alemanha.

Recorde

Na edição de 2013 da Bundesliga, ainda com Jupp Heynckes no comando, o Bayern de Munique havia conquistado o título na 28ª rodada. Desta vez, Guardiola antecipou a comemoração em uma rodada, estabelecendo um novo recorde para a equipe. Após 27 partidas, o Bayern tem incríveis 25 vitórias e apenas dois empates na competição.

Surpresa

Após o jogo, Guardiola se disse surpreso com o desempenho da equipe na última temporada. O treinador é conhecido por implantar um sistema próprio de jogo, o que pode causar algumas dificuldades de adaptação antes que a equipe engrene de fato. No Bayern, isso não foi problema: a filosofia de Guardiola, com prioridade à posse de bola e toques curtos, foi rapidamente assimilada pelo elenco.

Apesar de sua história incontestável no Barcelona, Guardiola chegou ao Bayern com alguma desconfiança. O treinador tinha pela frente a dificílima missão de substituir o vitorioso Jupp Heynckes que, antes de aposentar, levou a equipe bávara à conquista da Copa da Alemanha, Campeonato Alemão e Champions League.

Foco na Champions

Embora esteja invicto no Campeonato Alemão, dificilmente o Bayern conseguirá manter esta marca. Além de uma tendência natural ao relaxamento devido à conquista do título, a equipe agora deve se focar na Champions League, poupando titulares no Campeonato Alemão (que ainda terá mais sete rodadas).

Na competição continental, o Bayern de Munique enfrentará o Manchester United pelas quartas de final. Na fase anterior, os bávaros eliminaram outra equipe inglesa, o Arsenal, após vitória fora de casa e empate em Munique.

O Bayern retomará sua caminhada na Champions League no dia 1º de abril. Mais uma vez, o primeiro jogo será realizado fora de casa, em Manchester. A decisão da vaga acontece na semana seguinte, na Alemanha. A outra equipe alemã na competição, o Borussia Dortmund, terá vida muito mais dura nas quartas de final, ao menos no papel: o Dortmund enfrentará o Real Madrid, com a primeira partida sendo realizada na Espanha. Os outros confrontos das quartas de final são Barcelona x Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain x Chelsea.