quinta-feira, abril 25, 2024
HomeMundoBarreiras argentinas diminuem exportações do Brasil em 30% em abril

Barreiras argentinas diminuem exportações do Brasil em 30% em abril

Em função das barreiras argentinas impostas para a entrada de mercadorias houve um impacto nas exportações que o Brasil fazia ao país. Somente em abril a queda nas exportações brasileiras para a Argentina caiu mais 30% em relação ao mesmo mês de 2011. Ontem também foi divulgado o resultado das exportações brasileiras e isso já preocupa as autoridades. As barreiras argentinas são o principal motivo da queda das exportações do Brasil, já que o país vizinho é o principal destino dos produtos manufaturados produzidos aqui. A principal reclamação das empresas exportadoras é que a Argentina tem colocado cada vez mais barreiras, o que vem prejudicando os setores que exportam para lá.

De acordo com Elisabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Bracelpa, percebe-se um desordenamento no fluxo do comércio exterior. A Bracelpa reúne os produtores de papel e celulose no Brasil e este é um dos setores que foi atingido pelas barreiras argentinas. Segundo ela, aproximadamente 40% dos embarques do primeiro trimestre do ano foram retidos nos portos. Além disso, as remessas enviadas em abril estão bloqueadas, o que vem gerando um alto custo para as empresas.

Limitações do governo Argentino prejudicam exportações brasileiras

A queda de vendas de produtos brasileiros para a Argentina vem crescendo consideravelmente. Em março houve uma diminuição de 22% em relação ao mesmo mês de 2011. Em abril, com as vendas já limitadas, a queda também deve ultrapassar 11%. Os setores que mais são prejudicados com essas retenções é o de carne suína e de máquinas agrícolas. Pesquisas indicam que até peças brasileiras enviadas para empresas argentinas estão com dificuldade para entrar no país. Isso ocorreu com a Marcopolo, que ficou sem peças na Metalpar (empresa situada na Argentina), pois as peças foram bloqueadas na alfândega. Para diminuir os problemas, a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) convidou Guillermo Moreno, secretário de Comércio Interno do país, para vir ao Brasil para discutir os problemas entre os dois países.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias