Publicado em: sábado, 17/03/2012

Barco de imigrantes naufraga e cinco morrem na Itália

Neste sábado (17), ao menos cinco pessoas morreram em decorrência de um naufrágio na Itália. De acordo com informações da imprensa italiana, o acidente aconteceu com um barco de imigrantes que estava navegando ao sul da ilha de Lampedusa. Segundo informações das autoridades da região, o barco saiu da Líbia e contava com 50 ocupantes.

A embarcação pediu por socorro para a guarda costeira da Itália a 112 km ao sul de Lampedusa, mas ainda estava em águas da Líbia. O naufrágio aconteceu um dia depois que outra embarcação, esta com 54 imigrantes, chegou à ilha italiana. Lampedusa é considerada pelos imigrantes como uma “porta de entrada” para a Europa, devido a sua proximidade com a África.

Desde janeiro do ano passado, quando começou a chamada Primavera Árabe, aproximadamente 48 mil imigrantes provenientes da África tentaram entrar em território europeu através da ilha de Lampedusa. Estes dados foram registrados pelo ministério do Interior da Itália. Grande parte destes imigrantes vem da Líbia e da Tunísia, países que tiveram grandes conflitos internos.

Primavera Árabe

A Primavera Árabe foi o nome dado a onda de protestos que contagiou o mundo árabe no ano passado. Os manifestantes, por meio de redes sociais como Facebook e Twitter, se organizavam para fazer passeatas, comícios e greves a fim de tentar mudar a situação política de seus países. Os protestos foram intensos e aconteceram no Oriente Médio e no Norte da África.