Publicado em: sexta-feira, 20/01/2012

Barack Obama garante que processo para retirada de vistos no Brasil será agilizado

Nesta quinta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que irá lançar um projeto-piloto de dois anos para que a emissão de vistos para brasileiros seja agilizada. De acordo com o programa, determinadas pessoas que precisem fazer a renovação do visto e solicitantes que estejam dentro de idades específicas que pedirem o visto pela primeira vez estarão livres da entrevista.

Segundo as novas regras, em alguns casos, pessoas que já tiverem passado por entrevistas para retirar o primeiro visto poderão ser liberadas de repetirem a mesma etapa. Espera-se que milhares de brasileiros sejam beneficiados com a nova medida. Porém, os oficiais dos consulados poderão pedir nova entrevista caso percebam que há necessidade.

O projeto-piloto do governo norte-americano pretende diminuir o tempo que os brasileiros têm que esperar para conseguir um visto e aumentar a velocidade de processar novos vistos em até 40%. O objetivo é garantir que a entrevista dos novos solicitantes seja marcada em até três semanas depois que o pedido for registrado. No ano passado, 944.868 vistos foram processados no país, o que corresponde a um aumento de 51% se comparado a 2010.

Com o novo projeto-piloto, a expectativa é de que seja registrado um aumento de 274% no número de turistas brasileiros nos Estados Unidos até 2016. No Brasil, aproximadamente 95% dos pedidos por visto são aprovados. Em discurso em Orlando, na Disney World, Obama disse que os brasileiros gostam de viajar para a Flórida, mas o governo americano estava dificultando as visitas.