Publicado em: quarta-feira, 14/12/2011

Bandeira da Palestina é hasteada em organização da ONU

Nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, a bandeira palestina foi içada pela primeira vez em uma das agências da ONU, Na Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), localizada em Paris. Mesmo com a oposição dos Estados Unidos e de Israel, os palestinos conquistaram o status de membro pleno da organização no dia 31 de outubro.

A bandeira formada por um triângulo vermelho e três faixas horizontais nas cores verde, branca e preta foi hasteada na presença de Irina Bokova, diretora geral da Unesco, e do presidente da Palestina, Muhamud Abbas. Enquanto a bandeira era hasteada, o hino da Palestina tocava na Unesco, com muitos aplausos dos presentes no evento.

O presidente palestino fez um discurso emocionado antes de fazer parte de uma entrevista coletiva. Abbas declarou o quanto era emocionante ver a bandeira de seu país hasteada em uma sede da Organização das Nações Unidas. O presidente afirmou que isto era motivo de orgulho e que a Palestina volta a renascer, por mais que muitos tentassem impedir.

A Palestina conseguiu uma vitória diplomática em 31 de outubro, quando, finalmente, tornou-se membro da Unesco com uma vitória extraordinária em que somente 14 países votaram contra sua entrada. Com esta vitória, os palestinos poderão ter aproximadamente 20 sítios religiosos e arqueológicos reconhecidos ao Patrimônio Mundial da Humanidade.