Publicado em: quinta-feira, 19/06/2014

Banda da Brigada Militar anima estrangeiros com o hit “Lepo Lepo”

Banda da Brigada Militar anima estrangeiros com o hit “Lepo Lepo”Além do futebol, a música também é um atrativo para os turistas que vieram ao Brasil conferir os jogos da Copa. Em Porto Alegre uma multidão de torcedores que estavam indo em direção ao Estádio Beira-Rio para assistir à partida entre Austrália e Holanda que aconteceu nessa quarta-feira (18), quando uma música fez com que a multidão que estavam no Caminho do Gol, na Avenida Borges de Medeiros, parassem, chamando a atenção de todos.

A Banda de Música da Ajudância Geral da Brigada Militar (BM) estava em uma esquina da rua José de Alencar com a Avenida Padre Cacique, a apresentação da banda que contém 55 músicos, levantou o ânimo dos brasileiros, causando euforia quando tocaram a música que foi o hit do carnaval desse ano “Lepo Lepo”, da banda Psirico.

Aproximação

A animação dos brasileiros contagiou os estrangeiros que estavam parados observando. Antes mesmo que começasse a partida, holandeses e australianos resolveram dar uma pausa para assistir, registrar o momento e ainda arriscar no rebolado, dançando no ritmo da batida. De acordo com o sargento Menezes, a intenção da banda tradicional que possui mais de 103 anos, sempre foi trazer uma maior aproximação entre a polícia e a comunidade. Ele relata que todo esse envolvimento é interessante, porque acaba quebrando um preconceito que as pessoas têm com a Brigada Militar.

Esse braço cultural que aproxima o público quando é tocado músicas que os alegram e que os animem. Mas no repertório que banda carrega não há só músicas de cunho popular, também constam hinos, toques protocolares e o brado militar. Quando é em caso especial como o Mundial, também é tocado para as torcidas, músicas características de cada país. A banda sempre está presente na recepção das delegações estrangeiras que chegam para os jogos em Porto Alegre.