Publicado em: segunda-feira, 24/10/2011

Bancos se preparam para uso de tecnologia biométrica

Os clientes de bancos precisão se adaptar a nova tecnologia, o uso da biometria nos caixas eletrônicos. Essa tecnologia identifica o cliente pela leitura das digitais, da palma da mão ou de outras características únicas. A tecnologia pode substituir o uso de senhas.

Em 2006, o banco Bradesco começou a implantar essa tecnologia. Em todas as agências do banco é possível encontrar ao menos um equipamento com biometria. O Bradesco afirmou que desde a mudança, 6 milhões de clientes optaram por usar sistema de leitura biométrica.

A expectativa para o Banco do Brasil é de que a partir do próximo ano comecem a ser instalados os módulos nos caixas eletrônicos, permitindo o uso da biometria. O banco declarou que a expectativa é que em 2013 todos os equipamentos estejam adaptados e os clientes não precisem mais usar as senhas nos caixas eletrônicos.

Outro banco que tem projeto para utilizar a nova tecnologia é a Caixa Econômica. Em agosto, o banco anunciou que irá receber do TSE os dados do cadastro biométrico dos eleitores. A proposta é usar essas informações para garantir a segurança e evitar fraudes no pagamento de benefícios.