Publicado em: sexta-feira, 25/11/2011

Banco do Brasil participa da Semana da Conciliação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu o pedido de apoio de representantes da área jurídica do Banco do Brasil para incluir 30 ações de caráter trabalhista que envolvem a instituição nas audiências que estão previstas por ocasião da Semana Nacional de Conciliação e da Semana Nacional de Execução Trabalhista. A Semana de Conciliação é promovida pelo CNJ.

Os dois eventos acontecem simultaneamente de 28 de novembro a dois de dezembro. Técnicos da diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas do BB que participaram da reunião, afirmaram que o Banco possui o interesse em resolver essas ações trabalhistas até o final do ano. A proposta é realizar as homologações do acordo o quanto antes.

Até meados de 2010 o Banco do Brasil não possuía uma política de conciliação. Com essa mudança, 280 processos já foram resolvidos por meio dessa conciliação de conflitos. Foi também realizada uma negociação coletiva com entidades sindicais, com objetivo de resolver extrajudicialmente conflitos trabalhistas.

A Semana Nacional da Conciliação vem alcançando positivos resultados pelo país. Um balanço do CNJ, em 2008, apontou que foram realizadas 305.591 audiências, onde 135.337 acordos foram homologados. Em 2009, foram registradas 260 mil audiências e 123 mil acordos. No ano passado, foram mais de 360 mil audiências, somando mais de 170 mil acordos.