Publicado em: sábado, 17/12/2011

Banco do Brasil consegue autorização para compra de EuroBank

A diretoria do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, liberou no dia 15 o aval para a aquisição de 100% do capital do EuroBank pelo Banco do Brasil e a Previ, fundo de pensão dos funcionários. A operação foi concretizada em abril e teria envolvido a quantia de mais de US$ 6 milhões.

Com a aprovação do Federal Reserve, o Banco do Brasil poderá passar a atuar também no setor de varejo do mercado financeiro americano. O banco central americano considerou o total de ativos do Banco do Brasil, de US$ 520 bilhões e o fato de o governo brasileiro ser detentor de 59% de suas ações.

Outro fator observado pelo Fed foram os requisito de capital mínimo do Acordo de Basileia. Antes de dar o aval, o Fed consultou o Banco Centrar brasileiro e destacou em seu relatório o fato de o BB comprar o EuroBank com recursos próprios da instituição. A compra faz parte da estratégia de expansão do BB no exterior.

A instituição já está presente em 48 países. Nos Estados Unidos possui filiais em Nova York e Miami, além de escritórios de representação em Washington, Orlando e Whit Pains. O BB tem nos EUA uma subsidiária para operar no mercado de ações, que opera transferência de dinheiro em 14 estados americanos.