Publicado em: quarta-feira, 07/12/2011

Banco do Brasil comemora 70 anos de atuação no exterior

Neste ano, o Banco do Brasil registra 70 anos de atuação internacional. O marco inicial de abertura de sua primeira agência no exterior é novembro de 1941, com o BB Assunção, no Paraguai.

A atuação do BB no exterior se baseia na captação de recursos em moeda estrangeira para suportar as operações de financiamento ao comércio exterior brasileiro e no atendimento do cliente pessoas física, que é um pilar estratégico da atuação do BB fora do Brasil. O foco também está no atendimento à empresas brasileiras que possuem negócios fora do Brasil.

Os principais mercados de atuação internacional do Banco do Brasil são varejo, private banking, coporate banking, com capitais e interbancários. Este ano, a participação das operações do BB no exterior representa 3,7% do lucro total do Banco do Brasil. Recentemente, o banco adquiriu o controle do Banco Patagônia, na Argentina.

O Banco do Brasil está presente em 23 países, com 48 unidades destinadas a diferentes perfis de clientes e mercados. Além disso, são mais de 170 pontos de atendimento na Argentina sob a bandeira do Banco da Patagônia. O BB está presente nas principais praças internacionais, com 29 moedas, dez idiomas, diversas culturas e legislações.