Publicado em: segunda-feira, 20/01/2014

Banco de Leite Humano é inaugurado na Santa Casa de SP

Banco de Leite Humano é inaugurado Nesta semana o Hospital Santa Casa de Misericórdia da capital paulista inaugurou o Banco de Leite Humano. O espaço será primordial para promover o aleitamento natural. O serviço será realizado no Hospital central da irmandade, em Santa Cecília, que fica no centro da capital.

Segundo a Santa Casa, esteve presente na cerimônia que iniciou as atividades do Banco de Leite Humano o secretário adjunto do Estado, Wilson Modesto Pollara. Além dele, participaram os representantes do Rotary Club da cidade, que doou instrumentos do banco de leite e de um automóvel.

Em lugares hospitalares que são referência em gravidez de alto-risco, como é o caso da Santa Casa, a quantidade do leite humano está muito abaixo do necessário. Além disso, há problemas técnicos que complicam o estoque de leite por ordenha, com isso, se torna habitual os prematuros não poderem ser levados ao peito.

Está substância é primordial para a saúde dos bebês, pois eles precisam da alimentação materna mesmo quando estão internados, pois o leite é essencial para o crescimento saudável da criança.

No banco de Leite será possível guardar o leite ordenhado de uma forma adequada e sob controle por um período muito maior. Dessa forma, o leite que teria que ser descartado em 12 horas poderá ser aproveitado em até 30 dias.

DOAÇÃO

Várias mulheres que produzem leite em excesso podem ajudar os hospitais fazendo a doação do seu leite. Segundo a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite no Brasil, a doadora precisa ser saudável e não usar medicamentos que prejudiquem a doação.

Aquelas que ficarem interessadas podem fazer a doação em qualquer um dos 122 bancos de leite que estão distribuídos em todo o país. Além disso, elas também podem recolher em casa e somente entregar nos bancos.