Publicado em: quinta-feira, 27/09/2012

Bairro paulistano de Paraisópolis ganha Wi-Fi público e gratuito

Bairro paulistano de Paraisópolis ganha Wi-Fi público e gratuitoO bairro de Paraisópolis, que fica na zona oeste da capital paulista ganhou nesta quarta (26) uma rede aberta sem fios de acesso à internet. O bairro faz divisa com o distrito do Morumbi e ganhou dez antenas. A rede fornecida por uma parceira entre os governos municipal e estadual e a operadora de celulares TIM e denominada “Paraisópolis Wi-Fi” já está ativa.

Cada antena tem alcance de cerca de cem metros de raio e estão em locais que possuem uma grande movimentação comercial, como o campo do Palmeirinha e das ruas Ernest Renan, Herbert Spencer, Melchior Giola e Pasquale Gallupi. Rafael Marquez, diretor de marketing da TIM/Intelig diz que: “Os pontos de acesso Wi-Fi no Brasil são restaurantes e hotéis, algo que podemos dizer que é elitizado”. Para tentar mudar essa situação, Marquez comenta: “Querendo massificar esse acesso, levamos o Wi-Fi justamente a Paraisópolis, uma região de estrutura carente”.

A conexão será de 100 Mbps e pode suportar cerca de 400 usuários ao mesmo tempo, que poderão acessar um portal que contém notícias sobre o bairro e acessar sites do Detran (Dapartamento Estadual de Trânsito), da concessionária de energia Eletropaulo entre outros. Sobre a velocidade, Marquez diz que: “Queremos entregar algo como 1 Mbps por usuário”

A parceria pode ser ampliada em Novembro, quando mais sete antenas devem ser implementadas. Além desse serviço gratuito, a TIM instalou uma rede que é restrita aos clientes, tanto nos planos Infinity Pré quanto Liberty Controle e podem acessar a internet, de forma ilimitada, pagando apenas R$ 0,50 ao dia. Já os clientes Liberty (pós-pago) podem acessar a rede pagando R$ 29,90 ao mês. sobre isso o diretor disse: “A rede aberta é uma espécie de degustação para essa [outra rede]”, diz Marquez.