Publicado em: segunda-feira, 28/11/2011

Bahia garante permanência na série A depois de empate na Vila Belmiro

Quando entrou em campo na tarde de domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, o Bahia sabia que precisava pontuar para garantir a permanência na série do Campeonato Brasileiro e poder ir para a última rodada sem esse peso. A conquista e o alívio vieram com o empate em 1 a 1, que levaram o Bahia aos 43 pontos, sem chances de ser alcançado pelo Ceará, primeira equipe na zona do rebaixamento.

Logo no início do jogo, o Bahia mostrou que estava disposto a conquistar seu objetivo e partiu para cima do Peixe. No primeiro minuto, a defesa paulista conseguiu frustrar o primeiro ataque do Bahia. O Santos ainda tentou reagir, mas aos oito minutos, Souza recebeu a bola na entrada da área e chutou para o gol. A bola bateu em um zagueiro e voltou aos pés do atacante, que não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar para os baianos.

O empate santista só chegou aos 31 minutos. Neymar recebeu a bola, limpou a jogada e, entre três jogadores do Bahia, chutou no canto e marcou para o Peixe. Três minutos depois, Neymar e Borges tiveram duas chances de virar o placar, mas não tiveram sorte. No segundo tempo, o Bahia demonstrou certo nervosismo, mas conseguiu segurar o placar e garantir a vaga na primeira divisão em 2012.

Na última rodada, o Bahia joga em casa contra o Ceará, ainda ameaçado pelo rebaixamento. Já o Santos enfrenta o São Paulo, em Mogi Mirim.