Publicado em: terça-feira, 14/02/2012

Bahia confirma primeira morte por meningite C em 2012

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou, na tarde de ontem (13), que Thiago Morais, de 28 anos, é a primeira vítima a morrer de meningite tipo C, em 2012. O caso aconteceu na cidade de Salvador, Bahia. De acordo com assessoria de imprensa do Sesab, o jovem faleceu no Hospital Português, na última sexta-feira (10), onde havia sido internado no dia anterior, mas foi liberado. No dia seguinte ele retornou ao local com fortes dores e acabou não resistindo.

Thiago, que contraiu o tipo mais grave das meningites, morava no bairro de Brotas, na capital baiana. Segundo a Sesab, os parentes da vítima serão examinados para saber se houve o contágio. As medidas profiláticas serão tomadas.

Casos

No total, 13 pessoas foram contaminadas por todas as formas da doença na Bahia. No mesmo período do ano passado, foram 20 casos e cinco óbitos. Durante todo o ano de 2011, a meningite matou 125 pessoas na Bahia. O número é menor que em 2010, quando a doença causou 145 óbitos no Estado.

Conforme boletim divulgado pela Sesab, os casos de meningite ocorreram em 61 municípios. Em Salvador, no ano passado foram 624 casos e 38 óbitos. Um caso famoso foi o da cantora Ivete Sangalo, que contraiu meningite no ano passado. Seu caso foi menos grave (viral) e, embora precisasse de internação, foi liberada rapidamente.