Publicado em: quinta-feira, 28/06/2012

Aviões da Varig serão leiloados hoje

Sete aeronaves que pertenciam a antiga Varig S.A serão leiloados nesta quinta-feira, 28 de junho, no Rio de Janeiro. Entre os aviões, estão quatro do modelo Boeing 737-200 e outros três do modelo 727-100. O preço mínimo de cada uma dessas aeronaves é de R$30 mil.

Duas dessas aeronaves que estão sendo leiloadas nesta quinta-feira estão estacionados no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os outros cinco aviões estão no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Esses cinco aviões que estão estacionados no Rio de Janeiro se encontram no pátio da TAP M&E Brasil e estariam causando diversos transtornos ao bom funcionamento da empresa. Apenas um deles será leiloado inteiro, para que a memória da empresa seja preservada. Já os outros serão vendidos como sucata.

Quem comprar esses aviões estará impedido inclusive de fazer o reaproveitamento das peças da aeronave. Um laudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proíbe a comercialização de todas as peças dessas aeronaves.

O leilão está sendo realizado graças ao programa Espaço Livre – Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, que tem como principal objetivo remover dos aeroportos brasileiros as aeronaves que sejam de empresas aéreas que faliram ou de aviões que foram apreendidos em processos criminais, principalmente aqueles que foram apreendidos em crimes com relação ao tráfico de drogas.

De acordo com o presidente da programa, que também é juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Marcos Melek, disse que depois de vender as aeronaves que estão paradas nos aeroportos do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, o próximo aeroporto que passará por uma “limpeza” será o de Manaus.

O leilão das aeronaves da Varig está acontecendo no auditório da Corregedoria da Justiça, localizado na Avenida Erasmo Braga, 115, no sétimo andar, no bairro do Castelo, no Rio de Janeiro.