Publicado em: terça-feira, 23/10/2012

Avenida Brasil – Confira tudo o que rolou no último capítulo da novela Avenida Brasil

Avenida BrasilO último capítulo de Avenida Brasil, exibido na noite de sexta feira (19) levou muita gente para frente da televisão, que queria conferir se os vários finais divulgados na imprensa ao longo da semana eram verdadeiros. Muita gente ficou surpresa com o final de cada personagem.

Carminha surpreendeu a todos, salvando Nina e Tufão das garras de Santiago, que apesar de não aparecer muito no final, supõe-se que tenha ficado preso por seus crimes. Carminha volta ainda para o lixão e, apesar de continuar carrancuda e grosseira como sempre, mostrou arrependimento para Jorginho e Nina.

Tufão e Monalisa ficaram juntos finalmente, apesar de não ter acontecido nenhum casamento oficial, assim como Nina e Jorginho, que tiveram um neto apresentado para Carminha.

Avenida Brasil: Trama conseguiu conquistar público avesso às novelas

Avenida Brasil

É bem difícil para que a geração atual, que vive entre a casa dos 20 anos, desenvolver o hábito de acompanhar um novela do início ao fim, sendo que isso seria um programa dos mais velhos, tias e avós. Entretanto, até mesmo este fenômeno se apresentou diferente com Avenida Brasil.

Mas até na casa destas pessoas Carminha, Nina e Tufão conseguiram entrar, pelo menos nesta última semana de suspenses da trama, onde tanto em locais públicos como redes sociais, não se falava em outra coisa que não o final da novela, que terminou na última sexta feira (19).

Na realização do festival Planeta Terra, na última semana, muita gente se declarou, sem vergonha, ter se tornado fã da novela nestes capítulos finais. Este será mais um marco de Avenida Brasil, que se consagrou como a grande novela das classes populares, atraindo ainda o público mais jovem, avesso às novelas.

Avenida Brasil: Novela chegou a ganhar destaque internacional

Avenida Brasil

A exibição do último capítulo de Avenida Brasil na sexta feira (19) rendeu não só muito destaque dentro do próprio país, mas também na mídia internacional, tamanho o sucesso do folhetim, ainda mais na semana final com a resolução dos últimos mistérios.

Entre os destaques internacionais, a novela apareceu no site do jornal britânico The Guardian, que chamou atenção para o fato de Dilma Rousseff, chefe de estado brasileira, ter chegado a adiar o comício de Haddad, com medo de perder público para o final da novela.

O final da novela ainda foi assunto nos sites da BBC da América Latino e Caribe. No jornal francês Le Figaro, o destaque dado foi para a popularidade da novela, como um inovador retrato da ascensão social do povo brasileiro. Já no título, a publicação afirmou que o Brasil esteve apaixonado por uma novela, e também no primeiro parágrafo já inúmera as qualidades e defeitos dos personagens do Divino.

No Twitter, a novela também foi assunto bem comentado. O tópico #OiOiOIFinal se tornou o assunto mais comentado na noite do final da novela, Por volta das 21h30, quando ainda era exibido o primeiro bloco, Avenida Brasil fazia parte de quatro, dos dez assuntos mais comentados na rede social.

A trama, que foi escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Amora Mautner, conta a história de Nina, que depois da morte de seu pai foi abandonada pela madrasta Carminha em lixão do Rio de Janeiro. A menina cresce em uma família adotiva e volta anos mais tarde para punir quem acabou com sua vida.

Avenida Brasil: Tragédia grega carioca chega ao fim

Avenida Brasil: Tragédia grega carioca chega ao fim

Uma soma de fatores positivos deve ser o responsável pelo significativo sucesso de Avenida Brasil, considerando não só o foco numa classe social muitas vezes esquecida pelos autores de novela, mas contou ainda com uma equipe de direção espetacular, além de uma excelente fotografia e montagem de elenco, com atores brilhantes, que cativaram o público na interpretação dos personagens como Nilo, Zezé e vários outros.

A trama se mostrou como um exemplo de novela certa na hora certa, já que na história recente do país, nenhuma outra novela chegou a aproveitar tão bem o momento socioeconômico do país, como forma de refletir a realidade da população, que se identificou com os personagens.

Especialistas analisaram o bairro do Divino como uma realidade reduzida do Brasil, responsável por ter levado para a frente da televisão, diariamente, milhões de brasileiros, que ainda repercutiam a trama em locais públicos e redes sociais, por estar se vendo realmente refletido na novela.

Apesar de retratar a nova classe C, Avenida Brasil conseguiu atrair todas as classes, onde o autor brincou como um jogo de certo e errado, mostrando as diferenças entres ricos e pobres. Entre eles, Verônica, interpretada por Débora Bloch, foi uma das representantes da Zona Sul que soltou todo o discurso preconceituoso contra os mais humildes.

Avenida Brasil: Final da trama quebra regras do futebol

Avenida Brasil: Final da trama quebra regras do futebol

Foram quatro anos passados desde 2012, onde se passou a maior parte da história de Avenida Brasil. Isso significa que o ano final da novela seria o mesmo de olimpíadas no Rio de Janeiro, mas nenhuma menção foi feita no último capítulo. Ainda assim, a final do Divino foi o grande destaque esportivo na cena, onde o time vive no dia anterior a véspera do jogo decisivo, que pode levá-lo para primeira divisão.

No último treino, o novo craque do time sofre uma grave lesão, deixando o time desfalcado. Ao saber disso, Olenka tem a idéia de chamar Adauto, jogador já aposentado, para substituir o jogador lesionado. A questão é que ninguém mais se lembrou que Adauto passou 15 anos sem jogar ou treinar, e o jogo seria no dia seguinte.

Diferente da realidade, o jogador conseguiu ser inscrito de um dia para ou outro no torneio, algo impensável em nossos dias, que deve ainda ser tornar mais rígido nos próximos anos. Além de se recuperar do trauma, que o fez perder o pênalti, Adauto marcou o gol que deu ao Divino acesso a elite do futebol fluminense, ignorando regulamentos dos torneios atuais.