Publicado em: sexta-feira, 18/11/2011

Avaliação indica que 37,3% das instituição de ensino superior estão com nota abaixo de índice

Segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (17), das 1.828 instituição de ensino superior avaliadas, 37,3% delas, ou seja, 638, obtiveram nota menor que a média estabelecida. O índice é responsável por estabelecer a qualidade de todos os cursos superiores do país em notas que vão de 0 a 5.

Do total de instituição avaliadas, 9 instituição foram avaliadas com nota 1. A nota 2 foi dada para 674 instituição. O maior índice foi para as que receberam avaliação três, correspondendo a 53,9% das instituição. Para nota 4, apenas 131 receberam a avaliação, a 27 conseguiram a nota máxima, 5.

Segundo a avaliação do IGC, a instituição que teve o melhor desempenho na avaliação foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou na liderança de todas as universidades públicas e demais instituição privadas. Nas piores, estão Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) com 0,57 pontos.

A avaliação do IGC de cada uma das instituição avaliadas corresponde a qualidade dos cursos de graduação, mestrados e doutorado que são oferecidos em todos os campis em atividade. A avaliação utiliza as médias dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs).