Publicado em: terça-feira, 22/04/2014

Autógrafos dos Beatles são leiloados

Autógrafos dos Beatles são leiloadosAs assinaturas que os integrantes da banda The Beatles deixaram em painel do programa The Ed Sullivan Show estão prestes a irem à leilão. No próximo sábado, dia 26 de abril, a peça será exposta ao público. O valor de avaliação chega a US$ 800 mil. O painel é do primeiro programa de televisão que a banda se apresentou.

The Ed Sullivan Show foi uma atração dos Estados Unidos exibida nos anos de 1960. O programa teve sua estreia em 1964. O painel será leiloado pela casa Heritage Auctions, localizada na cidade de Nova York. O painel que fez parte do cenário do programa televisivo mede 40 por 120 centímetros e foi elaborado em material plástico.

Os quatro músicos que integravam a banda The Beatles assinaram o painel, que contém também alguns desenhos. A peça é chamada pelos organizadores do evento de “santo graal” da história do grupo. Isso porque cerca de 73 milhões de pessoas assistiram o programa The Ed Sullivan Show no dia em que os Beatles se apresentaram. Esse número representa o programa mais visto da história.

Os responsáveis pelo leilão afirmaram que o programa de televisão comandado por Ed Sullivan foi um momento muito relevante para consolidar os Beatles como a mais importante banda de rock and roll. Garry Shrum é diretor da casa Heritage Auctions e reforça que a atração fez com que os integrantes ganhassem popularidade.

No dia 9 de fevereiro do ano de 1964, os Beatles apareceram pela primeira vez na televisão dos Estados Unidos. O programa era exibido pela emissora CBS. Os amigos de Liverpool, na Inglaterra, deixaram seus autógrafos no painel da atração antes mesmo de iniciar o show.

A sequência dos autógrafos estão em posição vertical. O primeiro a assinar o painel foi Ringo Star. Depois, George Harrison e Paul McCartney. A assinatura de John Lennon vem embaixo das demais. Durante anos, a peça ficou no clube de Baton Rouge, na Louisiana, levada por um fã do grupo. Somente em 2002, um comprador de nova Jersey comprou a peça.

Além das assinaturas dos Beatles, principal atrativo do leilão da Heritage Auctions, também serão comercializados objetos que pertenceram a Marilyn Monroe, Orson Wells e Elvis Presley.