Publicado em: sexta-feira, 16/03/2012

Austríaco quer bater recorde e treina salto a 21 mil metros de altura

Existem pessoas que fazem de tudo para superarem seus limites e baterem recordes conquistados por outras pessoas. Alguns fazem loucuras para terem seus nomes conhecidos por todo o mundo pelos mais diferentes, e inusitados, motivos. O austríaco Felix Baumgartner é um desses exemplos, e ele quer bater o recorde de altura através em salto de skydiving.

Para conseguir este feito, nesta quinta-feira (15), Baumgartner fez um salto teste, em que pulou de uma altura de mais de 21 mil metros. Muitos não se arriscariam a saltar desta altura, mas o aventureiro quer muito mais. Este foi apenas um teste para que ele se prepare para o verdadeiro salto, em que irá pular de uma altura de 37 mil metros. Sua “aventura” está marcada para acontecer no verão do Hemisfério Norte deste ano.

Skydiving

O skydiving é uma prática esportiva em que o atleta deve saltar de uma altitude muito elevada e realizar diversas manobras no ar antes de abrir seu equipamento de segurança, o pára-quedas. O saldo realizado por Baumgartner ontem aconteceu no Novo México, nos Estados Unidos, e foi feito no primeiro voo com tripulação do balão Red Bull Stratos. O austríaco usou uma roupa especial e, qualquer defeito no traje, poderia causar a morte do aventureiro.

O recorde atual do salto é de Joe Kittinger, em 1960, que saltou de 31.400 metros. Kittinger, que era militar, permaneceu em queda livre por 4,5 minutos e conseguiu chegar a uma velocidade de 988 km/h. Vale ressaltar que a velocidade do som é um pouco maior que 1.200 km/h. a temperatura em seu salto atingiu 70 graus negativos, e Kittinger abriu o pára-quedas a 5.500 metros.