Publicado em: sexta-feira, 06/07/2012

Aumenta venda de downloads de músicas nos EUA

No primeiro semestre deste ano, a comercialização de CDS caiu nos Estados Unidos, sendo que no ano passado as vendas tiveram um aumento. Porém, nesta quinta-feira (5), a Nielsen SoundScan divulgou que a venda de downloads de músicas cresceram no país. Nestes seis meses, foram vendidos 150,5 milhões de CDs nos Estados Unidos, 3% menos do que em 2011.

As vendas de músicas pela web, por sua vez, totalizaram 698 milhões, ou seja, 6% a mais do que no mesmo período do ano passado. Somando os CDs digitais, físicos e os downloads de música, a indústria fonográfica no país totalizou 853,2 milhões, tendo um crescimento de 4% nestes primeiros meses do ano.

Ano recorde

De acordo com o vice-presidente-sênior da companhia, David Bakula, o mercado de vendas digitais conseguirá, possivelmente, mais um ano de recordes, mesmo com as dificuldades encontradas pelas vendas de produtos físicos. Bakula afirmou que os outros formatos, como streaming, são muito estimulantes no mercado.
O álbum mais vendido deste ano ainda é o da cantora inglesa Adele, o CD “21”. Este álbum já conseguiu vender 3,69 milhões de cópias. Já a música mais baixada com downloads pagos é a da neozelandesa Kimbra com o australiano Gotye, “Somebody that I used to knows”, que vendeu 5,5 milhões.