Publicado em: segunda-feira, 15/08/2011

Aulas da rede estadual retornam no Rio de Janeiro

Na sexta-feira (12) os professores que atuam nas escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro resolveram suspender a greve. Com esta decisão, os alunos devem voltar as salas de aula nesta segunda-feira (15). O anuncio foi feito pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe).

O Sepe ainda infirmou que os professores continuam mobilizados para fazer o acompanhamento das propostas do governo, cuja determinação decretou o reajuste de 5% para a categoria. A decreto foi aprovado pela Assembleia Legislativo do Rio de Janeiro na quinta-feira (11). A partir da data, o governo tem 15 dias úteis para fazer o sancionamento do projeto.

A Secretaria Estadual de Educação havia apresentado a proposta de reajuste em 3,5%. Os professores pediam o aumento de 26%. O Sepe alega que este valor não cobre as perdas com os índices da inflação.

No mesmo dia, também foi votada em uma sessão ordinária, o projeto que visa a criação de carga de 30 horas semanais, porém, a tramitação está paralisadas.