Publicado em: quarta-feira, 21/05/2014

Audiência do Fantástico continua em crise

Audiência do Fantástico continua em criseO programa dominical da Rede Globo, Fantástico, continua enfrentando uma crise com relação a conquista da audiência. O programa conseguiu liderar o Ibope na região da Grande São Paulo no último domingo, alcançando uma média de 16,8 pontos, conforme os dados oficiais liberados pelo Ibope, mas chegou a ficar atrás do concorrente da Rede Record, o Domingo Espetacular, por alguns minutos no último domingo. Esta foi a primeira vez desde agosto de 2013 que o programa dominical da Globo conquistou menos audiência que o Domingão do Faustão, com 17, 3 pontos, assim como o futebol no período da tarde, com a mesma média de pontos.

Em outras palavras, o novo formato do Fantástico está conseguindo até mesmo derrubar a audiência da emissora, ao invés de reverter a situação drástica de audiência que vem ocorrendo ultimamente. O apresentador Fausto Silva encerrou seu programa com uma média de 19 pontos, enquanto o Fantástico terminou sua primeira hora de exibição no último domingo com 16 pontos de audiência, uma diferença de apenas dois pontos à frente da concorrente Record. O Domingo Espetacular conseguiu virar o cenário às 21h51, ficando com 16,5 pontos contra 14,0, o que ainda chegou a se repetir outras duas vezes até o final da atração.

No resultado final, o Fantástico conseguiu bater o concorrente por uma diferença pequena, de 2,8 pontos apenas. O SBT ficou logo atrás, com 10,9 pontos. Quando a concorrência era ainda com o programa do Faustão, o Domingo Espetacular fecha com média de 12 pontos, mas a diferença na avaliação mostra que o Domingo Espetacular consegue crescer na audiência justamente quando o Fantástico entra ao ar. O normal, antigamente, era que o Fantástico fechasse sua exibição com média de seis a dez pontos de diferença com o Domingão do Faustão. Ver que o programa está perdendo audiência para o programa anterior e para o futebol mostra que o problema é a atração semanal e não a grade de programação da emissora.