Publicado em: terça-feira, 13/09/2011

Atualização do Flash permite iPhones e iPads a rodarem vídeos com a tecnologia

Empresa especializada em desenvolver ferramentas para computadores, a Adobe lançou na última sexta-feira (09) as atualizações dos seus produtos Flash e Flash Media server, as quais devem ser compatíveis com os produtos da Apple, iPhone e iPad. Com isso, a disputa entre as duas empresas que se desenrola desde 2007, com o lançamento do primeiro iPhone, pode ter chegado ao fim. Agora, vídeos em Flash podem ser assistidos nos dispositivos da Apple, mas os recursos ainda não são compatíveis com animações e jogos.

Por ainda ser uma atualização limitada, a Adobe informa que a versão ainda não está finalizada. A perspectiva é que a Adobe desenvolva o seu produto para que as animações produzidas com a sua tecnologia sejam adequadas ao sistema operacional da Apple, conhecido como iOS. Contudo, a divulgação dessa primeira atualização mostra que a limitação dos serviços da Adobe nos produtos da Apple pode estar prestes a acabar.

Em outro momento, a Apple afirmou abertamente que não adaptaria seu produto ao padrão do Flash por ter conhecimento que a tecnologia era famosa por travar computadores e causar lentidão na abertura dos programas. Com essa afirmação, a primeira provocação estava lançada para determinar a relação entre as duas empresas.

Em contraponto, a Adobe respondeu com uma campanha de publicação de publicidade em jornais e sites com o slogan “We Love Apple”, seguido do texto “o que não amamos é o fato de qualquer pessoa querer tirar a liberdade de escolha sobre o que criar, como criar e sobre o que você faz na web”.