Publicado em: segunda-feira, 10/03/2014

Atores comemoram ocorrência do primeiro beijo na Globo

Atores comemoram ocorrência do primeiro beijo na GloboAntes mesmo da exibição do beijo entre os personagens Félix e Niko na novela Amor à Vida, uma trama da Rede Globo j;a havia antes acenado a possibilidade de exibir um beijo gay entre dois personagens na novela América, em 2005. A cena chegou até a ser gravada e editada, mas foi censurada no último momento. Foi o ator Bruno Gagliasso, ao lado de Eron Cordeiro, quem protagonizou o primeiro beijo dos bastidores, mas que não chegou a ir ao ar.

Em participação no programa Encontro, de Fátima Bernardes, o ator comentou sobre como se sentia com relação a esta situação nos bastidores da televisão. O psicanalista Francisco Daudt também participava do programa e questionou o ator como ele se sentia ao ter, de certa forma, perdido para outros atores o mérito de ter protagonizado o primeiro beijo gay exibido na Rede Globo, para Thiago Fragoso e Mateus Solano.

Ele conta que no dia em que sua cena foi censurada da novela, ele ficou muito chateado, tendo chegado até a chorar. Gagliasso contou que a produção da novela gravou a cena diversas vezes e se recorda de ao menos sete. Ele contou ainda que exatamente por trabalhar com arte, sentiu dificuldade em lidar com a censura. Mas Gagliasso contou ainda que no momento em que viu o beijo entre Félix e Niko considerou uma vitória para toda a categoria e comemorou que todos haviam conseguido algo muito grande e importante com aquele feito.

O ator foi questionado se a cena de seu beijo com o colega teria sido mais erótica que a exibida em Amor à Vida, mas ele garantiu que era um beijo romântico como o atual, mas que na época chamou muita atenção. Apesar da censura, Gagliasso revelou acreditar que talvez esse início tenha ajudado no alicerce para que o beijo de Niko e Félix tenham tido liberação para ir ao ar.