Publicado em: sábado, 04/02/2012

Ator Ben Gazzara morre em Nova York

Nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, o ator norte-americano Ben Gazzara faleceu em um hospital de Nova York, aos 81 anos, vítima de câncer no pâncreas. A informação foi noticiada pelo jornal The New York Times. Gazzara foi aluno da escola nova-iorquina Ator’s Studio, onde também passaram outras diversas estrelas de Hollywood, como Al Pacino e Marlon Brando.

Ben Gazzara fez seus primeiros trabalhos no universo da interpretação através dos palcos do teatro. Ele estrelou nos palcos da Brodway e interpretou até mesmo Brick, na apresentação teatral “Gata em teto de zinco quente”. Na versão para o cinema desta obra, o papel foi interpretado por Paul Newman.

Ele estreou em Hollywood em 1957 com “O rancoroso”. Uma de suas apresentações considerada mais celebra aconteceu dois anos após sua estreia, no filme “Anatomia de um crime”. Esta película foi indicada a sete prêmios no Oscar. Mais tarde, Gazzara se transformou no ator mais procurado por John Cassavetes, que foi seu amigo. Cassavetes dirigiu “Os maridos” (1970), “A morte de um bookmaker chinês” (1976) e “Noite de estreia” (1977).

Gazzara se destacou em papeis como um mafioso no clássico “Capone”, de Steve Carver, e como o enigmático Klein, em “A trapaça” (1997), de David Mamet. O ator também é muito lembrado em sua interpretação em séries como “Alma de aço” (final da década de 1960); que lhe rendeu duas indicações para o Emmy. Gazzara nasceu em Nova York, em 28 de agosto de 1930. Ele se casou três vezes e teve um romance com a atriz Audrey Hepburn, com quem contracenou em “A herdeira” (1979).