Publicado em: segunda-feira, 14/04/2014

Ator Alfredo Alcón morre aos 84 anos

Ator Alfredo Alcón morre aos 84 anosO cinema e o teatro argentino perdeu na última sexta-feira (11) um dos maiores artistas: o ator Alfredo Alcón. Ele tinha 84 anos de vida e sofreu insuficiência respiratória. Alfredo faleceu na própria residência na capital Buenos Aires. O artista deixa uma trajetória premiada.

Há quatro meses, Alfredo encontrava-se internado em um sanatório. Ele participou do elenco de 40 filmes além de mostrar o seu talento na televisão argentina. Além disso, o currículo do ator inclui a direção de peças de teatro.

Alfredo Alcón é considerado o melhor ator que sua geração já teve. Ele era reconhecido pelos trabalhos de interpretação de peças de Tennessee Williams, William Shakespeare, Henrik Ibsen e Arthur Muller. Mas, o ator não se consagrou somente em seu país de origem. Ele se apresentou inúmeras vezes em Madri, Espanha.

No país europeu, Alfredo atuou no Teatro Nacional María Guerrero e no Teatro Nacional Espanhol. A última aparição do argentino foi na peça “Final de Partida”, de autoria de Samuel Beckett. O espetáculo foi encenado no teatro San Martín, localizado em Buenos Aires, no ano de 2013.

Alfredo Alcón nasceu na capital da Argentina em 3 de março de 1930. No cinema, ele trabalhou nos filmas “Los Inocentes” (1964), “Nazareno Cruz y el lobo” (1975), “En la ciudad sin límites” (2002). Dos prêmios que recebeu, merecem destaque o de melhor ator no Festival Internacional de Cinema de Cartagena e outras premiações importantes no cenário artístico argentino.

A carreira de ator teve início na década de 1950. Desde o ano passado, Alfredo Alcón, apresenta quadro de saúde delicado. Ele ficou internado algumas vezes e passou por um procedimento cirúrgico no intestino para se livrar de um câncer. O corpo foi velado no Salón de los Pasos Perdidos do Congresso e está enterrado no cemitério da Chacarita.

O nome complete do ator era Alfredo Félix Alcón Riesco. O último trabalho na televisão foi no ano de 2011, em “Herederos de uma venganza.