Publicado em: sábado, 03/05/2014

Atletismo: Tyson Gay é punido por doping e devolve medalha olímpica

Atletismo: Tyson Gay é punido por doping e devolve medalha olímpicaNa última sexta-feira (2), o norte-americano Tyson Gay foi punido com um ano de suspensão por ter sido pego no exame antidoping. A punição foi anunciada oficialmente pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada). Dessa forma, o atleta teve que devolver a medalha de prata conquistada após a prova de revezamento 4 x 100 metros, nas Olimpíadas de Londres, em 2012. O prêmio pelo segundo lugar já está com o Comitê Olímpico dos EUA.

Naquela prova, Tyson Gay e seus companheiros de equipe Trell Kimmons, Justin Gatlin e Ryan Bailey conseguiram o segundo lugar com o tempo de 38s12. Os campeões foram os jamaicanos Usai Bolt, Michael Frater, Nesta Carter e Yohan Blake, com a marca de 37s04.

Como a suspensão é retroativa, Tyson Gay, de 31 anos de idade, já poderá voltar às pistas no próximo mês. O norte-americano se retirou das competições esportivas no dia 23 de junho do ano passado, após passar por exame antidoping, que deu positivo por causa do uso de um esteroide anabolizante proibido.

Tyson Gay deve ser uma das novidades do atletismo nas Olimpíadas do Rio em 2016

Tyson Gay teve todos os resultados anulados a partir do dia 15 de julho de 2012. Como estará liberado a partir de junho, o velocista poderá competir no Mundial de Atletismo de 2015 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Campeão mundial em 2007 e ex-recordista da prova dos 100 metros rasos, Tyson Gay estava em bom momento na carreira, depois de se recuperar de lesão. Por isso, nesta prova ficou apenas com a quarta posição nos Jogos Olímpicos de Londres. No ano passado, o americano tinha a segunda melhor marca do ano, com 9s79. Em junho de 2013, o atleta ganhou com tranquilidade as seletivas dos Estados Unidos para os 100 e 200 metros do Mundial.