Publicado em: sábado, 08/03/2014

Atletismo: Atual campeão, Duda alcança vaga na final do Mundial de Sopot

Atletismo: Atual campeão, Duda alcança vaga na final do Mundial de SopotAtual campeão mundial de salto em distância, Mauro Vinícius da Silva conseguiu na última sexta-feira (7), uma vaga na final do Mundial de Sopot, na Polônia, com o último salto. Vencedor da competição em 2012, em pista coberta, Duda alcançou a marca de 8,02 metros na Ergo Arena, seu melhor salto no ano, na terceira tentativa para chegar à final.

Com essa marca, Duda avançou à final na sétima posição, e agora, brigará por um lugar no pódio do Mundial de Atletismo de Sopot. O atleta que conseguiu a melhor marca na prova foi o polonês Adrian Strazalhowski, com 8,18 metros. O segundo colocado foi Christian Reif, da Alemanha, com a marca de 8,13 metros. Em terceiro lugar, Lóuis Tsatoumas, da Grécia, com 8,10 metros.

Dentro os 17 atletas que entraram na pista, Duda foi apenas o 13º a saltar. Na primeira rodada, o norte-americano Tyron Stweart, um dos principais concorrentes do brasileiro, conseguiu a marca de 8 metros, 2 centímetros a menos do que Junzhe Li, da China, que iniciou a disputa na liderança.

Já na segunda rodada, Christian Reif saltou 7,90 metros. Duda esperou outros concorrentes e conseguiu a marca de 7,58 metros. Luis Riviera, do México, foi outro a alcançar marca superior ao brasileiro e fez 8,01 metros. Por outro lado, o armênio Arsen Sargsiyan e o atleta Michel Tornéus, da Suécia, fizeram cravadas abaixo do brasileiro, assim como o norte-americano Jeff Henderson.

Duda entrou na última tentativa de salto precisando de marca acima de oito metros

Na terceira e última rodada, Lóuis Tsatoumas fez 8,10 metros, enquanto o chinês Jinzhe Li marcou 8,08 metros, assim como o sueco Michel Tornéus, que também cravou a mesma marca. Dessa forma, Duda precisava de um salto acima de 8 metros, e com 8,02m, pode ficar aliviado para buscar o bicampeonato mundial.