sábado, abril 27, 2024
HomeMundoAtlântis programada para realizar hoje última jornada

Atlântis programada para realizar hoje última jornada

Marcado para ser lançado hoje (08) o último ônibus espacial da NASA, a nave conhecida como Atlântis, a decolagem pode sofrer atrasos por conta das dificuldades climáticas que se apresentam na região da base de lançamento, na Flórida. O horário marcado para dar a partida é 12h26 (Brasília). Desde o início da semana, a possibilidade de Atlântis decolar já contava com 30% de chance pela previsão do tempo que foi feita com antecedência.

Quando Atlântis decolar para a sua última jornada ao espaço será o fim do projeto dos ônibus espaciais desenvolvidos pela NASA e que durou 30 anos. A Atlântis é a quarta nave projetada e fez sua primeira viagem no dia 03 de outubro de 1985. No momento em que concluir essa jornada, a Atlântis terá realizado 33 viagens espaciais. Ao retornar, Atlântis será transferida a um museu onde ficará em exposição para o público.

Caso o lançamento de Atlântis não seja possível ainda hoje, o próximo horário disponível para permitir o vôo da nave seria amanhã, sábado 09, quando a probabilidade de decolagem sobe para 40% de chances. Se ainda não for possível, no domingo existe mais uma oportunidade, e a estatística aumenta para 60% de chances. Se mesmo assim não for autorizado o procedimento, a última jornada de Atlântis terá que ser remarcada para o mês de agosto.

A equipe de tripulantes será composta por quatro astronautas, que terão como piloto Chris Ferguseson, com 49 anos, e o seu copiloto Doug Hurley, com 44 anos. Normalmente a equipe pode contar com sete integrantes.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias