Publicado em: quinta-feira, 07/07/2011

Atlântis prestes a realizar última expedição espacial

A próxima sexta-feira, dia 08 de julho de 2011, é um dia que entrará para a história do desenvolvimento aeroespacial. O último ônibus espacial da NASA fará sua viagem final que marca a conclusão de um projeto que teve duração de 30 anos. A nave Atlântis representa o programa dos ônibus espaciais, mas também lembra o prejuízo de US$ 196 bilhões que a nação americana teve ao investir nesse projeto.

O objetivo que deve ser cumprido pela Atlântis com esta jornada é um experimento com um teste de vacina para pneumonia. Cientistas descobriram que a falta de gravidade é propícia para estudar ambientes extremos. As pesquisas sobre processos de infecção que são feitas no espaço acontecem desde 1998. Esta equipe é comandada por Cheryl Nickerson e Roy Curtiss III.

O destino da Atlântis é a Estação Espacial Internacional, base da NASA fora do planeta. Quando retornar dessa viagem, a nave será aposentada e deslocada para o museu no Centro Espacial Kennedy. Sobre a última viagem dos ônibus espaciais, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que sente orgulho do programa, mas reconhece que chegou a hora de a NASA focar em outros projetos, como a exploração de Marte.

Uma vez com Atlântis aposentada, a NASA ficará sem naves próprias para continuar realizando expedições no espaço. Por isso, o primeiro plano é realizar uma parceria com a Rússia, antiga rival do desenvolvimento espacial, mas que pode gerar mais custos para a equipe americana. A decolagem prevista para amanhã pode sofrer alterações caso o tempo seja inadequado para a partida.