Publicado em: terça-feira, 12/07/2011

Atlântis ganha mais um dia no espaço e retorna dia 21

A princípio prevista para retornar à base da NASA no dia 20 de julho, a Atlântis teve sua jornada prolongada por mais um dia. Agora, a expectativa é que a tripulação volte para casa no dia 21 e que o pouso seja noturno. A permanência do último ônibus espacial na sua missão por mais 24 horas foi possível por ter economizado energia suficiente para permitir o prolongamento da viagem.

Junto com os quatro tripulantes que participaram da última decolagem de um ônibus espacial da NASA foram levadas quatro toneladas de alimentos. Essa quantia é suficiente para durar mais de um ano na base espacial, conhecida como Estação Espacial Internacional (ISS). Depois de ter decolado na sexta-feira, a Atlântis se acoplou à Estação neste domingo (10). Os mantimentos são necessários para manter a tripulação permanente de seis pessoas na Estação.

A última tripulação foi formada pelo comandante Christopher Ferguson, o piloto Doug Hurley, e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim. Todos os integrantes já participaram de outras expedições em momentos anteriores. Esse é um dos pontos que falhou no projeto original da NASA, pois a intenção era viabilizar um transporte acessível a qualquer cidadão, e não somente a pessoas altamente qualificadas.

O motivo para aposentar os ônibus espaciais da NASA foi pelo acidente com o Columbia, que explodiu enquanto retornava à Terra. Com a tragédia, o presidente americano Barack Obama determinou que a NASA desse início ao término do projeto. Ainda este ano outras naves foram aposentadas e deslocadas para museus espaciais.