Publicado em: sexta-feira, 08/07/2011

Atlântis decola pela última vez para viagem de 12 dias

Com 30% de chances previstas para permitir a decolagem, o último ônibus espacial da NASA, a Atlântis, decolou hoje (08) às 12h29, horário de Brasília. A tripulação que está viajando ao espaço é composta por quatro astronautas, sendo que normalmente as equipes eram formadas por sete integrantes. A viagem está programada para durar 12 dias e o retorno está marcado para o dia 20 desse mês.

A notícia da liberação para o vôo foi divulgada pelo perfil do Twitter oficial da NASA com a mensagem que informava o recebimento do sinal verde para dar continuidade à partida. Mesmo com o céu nublado, 1 milhão de pessoas compareceu em frente ao Centro Espacial Kennedy para presenciar o marco histórico da atuação da NASA no desenvolvimento aeroespacial. O horário originalmente previsto para a decolagem era 12h26 e somente uma parada de dois minutos foi feita para fazer a última verificação de segurança.

Quando a Atlântis retornar, a NASA terá completado 30 anos do programa de ônibus espaciais. Feita a retrospectiva da sua atuação, hoje o governo admite que o projeto tende mais ao fracasso do que ao sucesso. Considerando que um dos objetivos era viabilizar a viagem ao espaço para a população comum, essa meta está longe de ser atingida. Somente pessoas altamente qualificadas tem capacidade para fazerem a viagem e o cuso ainda é muito alto.

Caso a nave esteja danificada demais para fazer o retorno, a tripulação americana precisará de uma “carona” dos russos. Se tudo der certo, a Atlântis será transferida para um museu onde ficará em exposição.