Publicado em: terça-feira, 19/07/2011

Atlântis decola para voltar à estação da NASA após 13 dias de viagem

O último ônibus espacial da NASA, o Atlântis, decolou pela última vez da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira (19) para retornar ao planeta Terra. A tripulação deve chegar ao Centro Espacial Kennedy no dia 21, quinta-feira, antes do amanhecer. A cerimônia de despedida dos ônibus espaciais foi realizada nessa segunda-feira no espaço, ao selarem a portilha que dá acesso à ISS pelo Atlântis com a mesma bandeira dos EUA que foi levada na primeira viagem ao espaço pelo Columbia, ônibus da NASA já aposentado.

Mesmo com a tempestade tropical Bret acompanhando a costa da Flórida, a NASA informou que tem monitorado a evolução climática e que a tripulação pode realizar o retorno normalmente. Essa última missão dos ônibus espaciais levou mais de uma tonelada de alimentos para a tripulação permanente que fica na ISS. A quantia de alimentos deve durar por mais um ano.

Quando o Atlântis retornar à Estação da NASA, o programa dos ônibus espaciais terá concluído 30 anos de atividade, sendo que foi o presidente americano Barack Obama quem determinou que a instituição deveria começar o processo de aposentadoria dos ônibus. A decisão foi tomada após a explosão do Columbia, primeira nave usada para viajar até o espaço.

Os outros ônibus que já foram aposentados estão em museus espaciais abertos para a exposição. Uma vez que o Atlântis voltar para casa, seu destino será o mesmo daquele projetado para os outros. Por conta do alto custo que o projeto deu ao governo, a NASA pretende firmar parcerias com empresas privadas para construir novos meios de transporte ao espaço.