quinta-feira, abril 25, 2024
HomeTecnologiaAtivistas defendem trabalho remoto

Ativistas defendem trabalho remoto

Ativistas defendem trabalho remotoNeste fim de semana mais de 150 ativistas se reuniram usando seus computadores portáteis ligados à rede Wi-Fi com o intuito de chamar a atenção para trabalhos fora do escritório, em Riga, a capital da Letônia.

O evento recebeu o nome de Working Everywhere, que traduzindo para o português significa trabalhando em todos os lugares, e levantou a positividade que os trabalhos flexíveis podem dar em retorno. Para mostrar estes benefícios os 150 participantes trabalharam em seus laptops, juntas e ao ar livre.

Esta iniciativa pode levar este grupo de ativistas a entrar para o Livro dos Recordes, o Guinness, com o titulo de ter o maior numero de pessoas já vistas no mundo a trabalhar ao ar livre, fora do ambiente do escritório.

Principal vantagem a funcionários

A principal vantagem deste trabalho para os funcionários seria a redução ou isenção de tempo entre o trajeto do funcionário até a empresa, além de evitar serviços de transportes públicos lotados, carros a mais nas ruas aumentando os problemas com o transito, riscos, entre outros, tempo que poderia ser gasto em outras atividades úteis, sendo elas ainda profissionais, doméstica ou mesmo em atividades físicas, aumento da convivência familiar ou até lazer.

Haveria também redução de gastos financeiros com transporte, alimentação e vestuário.

Principal vantagem para empresas

De acordo com diversos estudos realizados em empresas nos EUA e Europa apontaram em estatísticas que o sistema home office tem um alto nível de rendimento de trabalho, relacionado aquele realizado em escritórios. Além de conter muitos dos gastos das empresas.

Porém, é claro que existem desvantagens também, este tipo contemporâneo de método de trabalho ainda não serve para todos, além de certas funções não serem compatíveis ao sistema remoto. O modelo para funcionar deve estar alinhado à cultura da corporação e do trabalho a ser feito. Deve haver honestidade quando for avaliada a possibilidade do modelo home office.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias